sexta-feira, 13 de julho de 2007

Reflexão: Ciencia , Tecnologia e Educação

A partir da explanação deste conteúdo, uma angústia maior tomou conta de mim , ao constatar que a educação está cada vez mais afastada do seu objetivo primordial: Inserir o aluno no mundo para que ele possa, transformando-se, transformá-lo.
Ao analisar o crescimento da Ciência à luz da Tecnologia, podemos nitidamente observar o seu avanço, em todos ou em muitos ramos de atividade do ser humano. Isto gera, muitas vezes, uma grande distorção do conhecimento, na medida em que ele não serve como elemento pulverizador para o desenvolvimento coletividade.
A educação, que deveria estar na vanguarda desta proposta, assume um comportamento linear, e dissociado da realidade na qual o aluno está inserido, induzindo-o à evasão ou à repetência.
Não se concebe mais, em pleno séc. XXI que a escola mantenha esta postura descomprometida com as reais necessidades do educando. Cabe aos educadores, assumir uma nova postura para garantir essa mudança de comportamento e mentalidade.

3 comentários:

AMANDA disse...

Acho que essa sua angustia eh a de todos nós. mas tb acredito que o problema está nessa escola,isomorfa e com problemas de base. São questões conjunturais... Precisamos continuar nas reflexões reelaborando processos... Belo blog!

Aldenice disse...

Valeu, Amanda!

Bjos

liberdade disse...

CONCORDO COM A COLEGA QUE DEPOIS
DESSE MÓDULO EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA , SAIMOS TODOS COM UMA
NOVA VISÃO DO CIBESPAÇO ,PERMITINDO
ASSIM INTEGRAR-SE AMPLIANDO NOSSOS
CONHECIMENTOS E COM POSSIBILIDADES
TAMBÉM DE TRANSFORMAÇÃO.
EXCELENTE COMENTÁRIO, LIBERDADE.
O9/O9/07.